Bursite no ombro

07:27:00

As bursites são doenças comuns e de alta prevalência.As mais frequentes são aquelas que atingem a bursa subacromial subdeltóideia formando o que vulgarmente se denomina como bursite subacromial. Surgem independe de idade ou sexo,porém é comum que ocorra em pessoas mais velhas,por conta do encurtamento muscular e fraqueza. São resultado de uma inflamação das bolsas sinoviais (ou bursas) que existem em volta da articulação e dos tendões da coifa dos rotadores,podem cursar de uma forma aguda ou evoluir para uma bursite cronica.


A bursite pode ser acompanhada de uma inflamação no tendão, o que costuma incitar um depósito de cálcio dentro de suas fibras. É o que se chama de tendinite calcária. Em algumas situações, o mineral se acumula também dentro da bursa. Esses depósitos de cálcio podem com o tempo enrijecer a região e limitar movimentos.


 Principais sintomas  

Dor em todo o ombro, especialmente na parte superior;

 

Dificuldade em levantar o braço acima da cabeça, devido à dor;

 

Fraqueza muscular em todo o braço afetado;

 

Pode haver sensação de formigamento local que irradia por todo o braço.

 

É também característica da bursite do ombro, a presença de crepitação que é palpável, ou percetível pelo paciente, ao fazer a mobilização da articulação.



 Causas da bursite no ombro

A bursite no ombro pode ser causada por doenças reumatismais,como artrite reumatóide e lupus, pelo uso em excesso da articulação, especialmente em movimentos que elevam o braço acima da linha da cabeça, como ocorre na natação, por exemplo.Atletas, pintores e faxineiras são indivíduos muito propensos a desenvolver a bursite no ombro, devido à prática repetitiva deste tipo de movimento.Porém a bursite no ombro pode surgir após movimentos bruscos, como levantar algo pesado,uma pancada direta ou cair no chão e apoiar-se com as mãos, havendo comprometimento articular, por exemplo.

Como é feito o tratamento 

A fisioterapia  é essencial para manter a função articular e ajudar a controlar a dor. Tem como foco o fortalecimento dos músculos da região,para não sobrecarregar as estruturas lesadas.  Um tratamento fisioterapêutico bem orientado, com exercícios adequados, pode prevenir a instalação de um quadro de rigidez marcada no ombro, habitualmente chamado de capsulite adesiva ou retrátil (ombro congelado ou “frozen shoulder”). Este obrigaria a prolongar o tratamento para a sua completa resolução.Exercicios de proacepção aceleram a recuperação de lesões ,pois ajudam o corpo se adaptar ao membro afetado,evitando a realização de esforços desnecessários durante as atividades diárias. Recursos analgésicos e anti-inflamatórios devem ser utilizados diariamente até que haja uma boa diminuição dos sintomas. Quando isto ocorrer, deve-se iniciar o fortalecimento dos músculos do braço. Alongamentos e mobilizações articulares podem ser utilizados desde a primeira sessão.


You Might Also Like

0 comentários